Cistocele ou Bexiga Caída? A Cistocele ou Bexiga caída, como é popularmente conhecida, é um problema bastante recorrente entre a população feminina brasileira. Basicamente, isso ocorre quando a musculatura do períneo fica fraca, fazendo com que a bexiga “caia” na vagina. Em alguns casos, o útero também acaba sendo afetado por conta desse enfraquecimento.

Cistocele ou Bexiga Caída – Qual a Diferença?

Um dos fatores mais comuns que podem acarretar esse distúrbio é parto vaginal. Durante este procedimento, as paredes vaginais acabam se dilatando para a passagem do bebê. No entanto, por conta da ação de alguns hormônios, elas podem manter essa dilatação mesmo após o processo de recuperação da paciente.

Cistocele ou Bexiga Caída também pode ser causada por uma série de outros fatores, como, por exemplo:

  • A Menopausa
    Quando o organismo deixa de produzir alguns hormônios importantes,
  • O Avanço natural da Idade e o
  • Enfraquecimento dos Músculos.

Diversos estudos também apontam que esse problema pode estar ligado a Doenças Crônicas.

A Obesidade é constantemente apontada como um dos fatores que podem gerar esse distúrbio. Mas, além dela, as intervenções Cirúrgicas na Região Pélvica, como a Histerectomia (remoção do útero), também são elementos que são constantemente indicados como geradores da cistocele ou bexiga caída.

Quais são os Principais Sinais da Cistocele ou Bexiga Caída?

Para obter um diagnóstico completo, é muito importante que você fale com um ginecologista. Isso porque, os sinais da cistocele ou bexiga caída podem variar com o grau de avanço do distúrbio.

Por exemplo, em casos mais “leves”, a queda da bexiga é pequena, não chegando a gerar qualquer tipo de sintoma, mas, em quadros mais graves, eles podem variar desde o Aumento da Frequência de Idas ao Banheiro, até Infecções Urinárias e Dores fortes na hora das relações sexuais.

Tratamento e Prevenção da Cistocele ou Bexiga Caída

Tanto o tratamento quanto a prevenção do Cistocele ou Bexiga Caída precisam ter a orientação médica. Isso porque, apenas um Médico Especialista em Uroginecologia saberá avaliar exatamente o quadro da paciente, e indicar as melhores atividades e procedimentos de acordo com o caso dela. Confira abaixo algumas indicações levando em conta o grau do distúrbio.

  • Quadros Leves:
    Nesses casos, o Distúrbio não irá desencadear sinais e geralmente pode ser tratado apenas com algumas atividades físicas que tenham como finalidade o fortalecimento da musculatura perineal.
  • Quadros Moderados:
    Aqui a paciente já possui alguns sintomas e provavelmente terá que usar um pessário, tampão ou diafragma.
    Nesse caso a intervenção cirúrgica ainda não é necessária.
  • Quadros Graves:
    Em casos mais avançados, a intervenção cirúrgica é a única alternativa.
    Por meio dela o médico, que deve ser um ginecologista ou urologista, colocará a bexiga novamente na posição normal.

Além disso, dependendo do grau de gravidade, também pode ser recomendada a histerectomia (Remoção do Útero), caso o órgão também tenha sido afetado por conta do distúrbio.

Em casos recorrentes, novas cirurgias podem ser necessárias, juntamente com um tratamento hormonal com estrogênio.

De modo geral, para prevenir a cistocele ou bexiga caída o ideal é manter uma rotina de hábitos saudáveis. Isso quer dizer que, além de praticar exercícios físicos, uma alimentação equilibrada e a hidratação constante são indispensáveis.

No caso das grávidas esses cuidados devem ser redobrados tanto durante a gestação, como após o parto. Além disso, as consultas regulares com o ginecologista também são muito importantes.

Marque Agora Mesmo a Sua Consulta – Ginecologista Itaim

Cistocele ou Bexiga Caída - Saiba Mais

Se você apresenta sinais de Cistocele ou Bexiga Caída, ou, passou por um parto vaginal e deseja verificar se está tudo bem com o seu corpo, entre em contato agora mesmo com o Dr. Carlos Del Roy. O Ginecologista atende em São Paulo capital, no Bairro do Itaim Bibi e poderá lhe dar todas as Orientações necessárias.

Além de atender de forma particular (o especialista não atende convênios), ele tem como Especialidade o Atendimento Mastológico e Uroginecológico. Além disso, ele também realiza acompanhamentos Obstétricos e Ginecológicos regulares.

Possuindo anos de experiência na área, o Ginecologista Dr. Carlos Del Roy também tem uma estrutura totalmente preparada para atender as pacientes de maneira adequada, e emite recibo para reembolso.

Por isso, Agende agora Mesmo o seu horário e verifique se você não sofre de cistocele ou bexiga caída com um dos melhores especialistas de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agendar uma Consulta.
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?