Sintomas de Câncer de Mama – Fique Atenta!

sintomas de câncer de mama

O câncer de mama é uma doença que afeta milhares de mulheres todos os anos. É necessário que todas as pessoas conheçam os sintomas de câncer de mama e saibam as maneiras mais eficientes de realizar sua prevenção, tanto para que o diagnóstico seja o mais cedo possível, quanto para que o paciente possa obter um melhor tratamento e com maiores chances de cura.

As campanhas para a prevenção e melhor diagnóstico da condição tem sido propagadas com cada vez mais intensidade ao longo de todo o mundo, e uma das mais importantes se concentra no mês de outubro, chamado Outubro Rosa – e que visa incentivar todas as pessoas acerca da importância de saber mais sobre o tema e poder detectar a ocorrência o quanto antes por meio de métodos preventivos.

Entre os métodos mais conhecidos e divulgados, o mais comum e que pode ser realizado por todas as pessoas com frequência, é o autoexame das mamas – por meio desse autoexame será possível identificar a ocorrência de alguma alteração que deva ser melhor investigada.

Sintomas de Câncer de Mama

A maioria das pessoas que sofre com a ocorrência do câncer de mama pode detectar alguns sintomas que são mais comuns em casos da doença, entre eles, podem se apresentar uma série de variações nas mamas que podem ser sentidas e observadas exteriormente, bem como a presença de nódulos no interior dos seios.

– Os sinais de que possa haver alguma alteração nas mamas se dão, geralmente, por meio do aparecimento de nódulos isolados, com uma característica mais firme, que poderão ser sentidos geralmente por meio do exame das mamas, mas, caso as mamas sejam maiores, é preciso realizar o acompanhamento com um profissional.

Outros Sintomas de Câncer de Mama

– A irritação de uma parte do tecido das mamas também é um dos sintomas frequentes que podem ser identificados com facilidade dos pacientes, bem como o inchaço presente em alguma das mamas, em partes isoladas, ainda que não ocorra a presença de um nódulo que possa ser sentido pelo autoexame.

– A pele também pode apresentar características que indicam a presença de sintomas do câncer de mama, como a vermelhidão (eritema) de algumas partes e o inchaço (edema) – é importante analisar detalhadamente as características da mama para obter melhor autoconhecimento na hora dos exames.

– A inversão dos mamilos e a sensação de engrossamento da pele dos mesmos, bem como a retração dela, pode se apresentar como sinal da ocorrência da doença, além de possíveis secreções contendo sangue ou pus que podem ser advindas dos mamilos.

– Um fator importante a ser mencionado quando se trata dos eritemas e dos edemas é que, em sua maioria, eles são sinais de que o organismo do paciente se encontra enfrentando algum tipo de infecção, principalmente quando um dos sintomas associados a estes é a dor – e também é preciso procurar ajuda especializada para melhor tratamento e diagnóstico.

– É possível que as mulheres também vivenciem extrema ou moderada dor nas mamas e/ou na região dos mamilos, o que deve ser prontamente investigado por um médico mastologista – a região do braço que apresenta inchaço, bem como a região da axila ou a detecção de um nódulo em qualquer uma das regiões mencionadas anteriormente podem ser indicadores de que o organismo esteja lidando com algum tipo de anomalia.

Como Realizar a Prevenção Contra o Câncer de Mama

Apesar de alguns dos sintomas não poderem ser identificados por meio do autoexame, é importante que as mulheres realizem a aplicação do método em suas mamas com frequência, para que, a qualquer sinal observado, possamos iniciar os procedimentos para diagnóstico.

A hora ideal para que as mulheres realizem o autoexame é, geralmente, um dia após o término do período de menstruação: é nessa hora que as mamas estarão menos inchadas e que serão mais sensíveis ao toque.

A manutenção de exames realizados em consultórios médicos e com a frequência de consultas anuais para as mulheres também é muito importante, pois um profissional da saúde conseguirá obter melhores resultados a partir de seus métodos que já tem a eficácia comprovada.

Busque Sempre o Apoio de um Médico Especializado

É extremamente importante que as mulheres, principalmente as que têm casos de câncer de mama no histórico familiar, realizem os métodos de prevenção por meio dos serviços de um médico especializado na área, para que possam realizar o diagnóstico precoce e obter melhores tratamentos, principalmente para evitar que o câncer de mama possa entrar em fase de metástase e se espalhar para outros órgãos.

Você tem alguma dúvida sobre os sintomas de câncer de mama? Marque uma consulta e deixe-nos ajudar.

Dr Carlos Del Roy