Programa de Ioga Pode Ajudar Mulheres com Incontinência Urinária
Programa De Ioga

Ioga Pode Ajudar Mulheres com Incontinência Urinária

Uma antiga forma de meditação e exercícios pode ajudar as mulheres que sofrem com incontinência urinária, de acordo com um novo estudo da Universidade de San Francisco. Os pesquisadores descobriram que um programa de ioga, projetado para melhorar a saúde pélvica, pode ajudar as mulheres a ganharem mais controle sobre sua micção e evitarem a perda acidental de urina.

A ioga é muitas vezes dirigida à consciência atenta, aumentando o relaxamento e o alívio contra a ansiedade e o estresse. Por essas razões, a ioga tem sido indicada para uma variedade de outras condições, incluindo síndrome metabólica ou síndromes de dor.

Programa de Ioga Pode Ajudar Mulheres com Incontinência Urinária – Estudo

Para saber se a ioga poderia ajudar também as mulheres com incontinência, os pesquisadores  recrutaram 20 mulheres que tinham 40 anos ou mais e que sofriam de incontinência urinária diariamente. Metade foi aleatoriamente designada para participar de um programa de ioga que duraria algo em torno de seis semanas e a outra metade não.

“As mulheres que participaram do programa de ioga experimentaram uma melhoria global de 70% – ou redução – na frequência da sua perda de urina, em comparação com a linha de base. O grupo controle – ou o grupo que não iniciou a terapia de ioga – só apresentou 13% de melhora. A maior parte da melhora observada na incontinência estava na incontinência de esforço, ou seja, a perda de urina causada por atividades que aumentam a pressão abdominal, como tossir, espirrar e se curvar”, diz o ginecologista Carlos Del Roy, CRM-SP 62.224.

Os pesquisadores acreditam que a ioga pode melhorar a incontinência urinária através de mais de um mecanismo. Como a incontinência está associada à ansiedade e à depressão, as mulheres que sofrem de incontinência podem se beneficiar da ênfase da ioga na meditação consciente e no relaxamento. A prática regular de ioga também pode ajudar as mulheres a fortalecerem os músculos do pavimento pélvico que suportam a bexiga e protegem contra a incontinência.

A Ioga

A ioga consiste em um exercício de autoconhecimento do corpo, da mente e do espírito. Quando mais conhecimento a mulher tiver sobre sua própria anatomia, suas necessidades e sua mente, mais sua saúde estará preservada.

Além de promover o alinhamento e o equilíbrio corporal através de posturas especiais e exercícios respiratórios, a ioga trabalha também os músculos abdominais e os que compõem o assoalho pélvico da mulher.

Existe uma técnica de ioga denominada mula bandha, direcionada específicamente à musculatura pélvica. O exercício consiste na contração dos músculos da pelve, do ânus e da uretra, estimulando o sistema nervoso central da mulher e seu chakra básico.

Programa de Ioga no Tratamento da Incontinência Urinária

Cerca de 25 milhões de adultos nos Estados Unidos sofrem de algum tipo de incontinência urinária, segundo a Associação Nacional de Continência. 80% desse contingente é de mulheres. “A incontinência urinária torna-se mais comum à medida que as mulheres envelhecem, embora muitas mulheres mais jovens também sofram com o problema”, diz Carlos Del Roy.

Os pesquisadores desenvolveram um programa de terapia de ioga seguro para mulheres mais velhas, incluindo mulheres com limitações de mobilidade. Eles estão avaliando a segurança deste programa para as mulheres mais velhas, que apresentam maior risco de desenvolver incontinência urinária.

“Nem todos os tipos de ioga podem ajudar no tratamento da incontinência urinária. O programa de ioga  empregado no estudo foi especialmente concebido por consultores que têm experiência em saúde pélvica. Mais mulheres podem ser ensinadas a preservar a força muscular pélvica por meio da ioga, visando a prevenção da incontinência”, destaca o ginecologista.

Benefícios da Ioga no Tratamento da Incontinência

Além de minimizar significativamente a frequência das perdas involuntárias de urina, a prática regular da ioga pode favorecer o funcionamento corporal em geral e o condicionamento físico das mulheres, incluindo as mais velhas e frágeis.

Os exercícios de ioga também têm potencial de minimizar a ansiedade e o estresse percebido das mulheres, uma vez que integra técnicas de relaxamento consciente e respiração profunda, contribuindo assim com o equilíbrio do sistema nervoso. Portanto, além de abordar e tratar a incontinência urinária, a prática da ioga oferece inúmeras vantagens à saúde geral da mulher, promovendo um estilo de vida saudável.

Estar no mesmo ambiente que outras mulheres que enfrentam a incontinência, assim como você, também fará bem à sua saúde emocional. Em alguns casos, a ioga pode até substituir o uso de medicamentos no tratamento da incontinência urinária. Se você está enfrentando esta condição, consulte um ginecologista de confiança e inicie o quanto antes a prática da ioga. Cuide de seu corpo e de sua mente!

Artigo publicado em: 18/09/2016.

Artigo atualizado em: 15/11/2018.

R. Joaquim Floriano, 871 - Sala51/52 Itaim Bibi, São Paulo

Telefone:

11 3887 8701

Agendar Consulta