A endometriose é considerada uma “doença da mulher moderna”, devido aos fatores que propiciam o desenvolvimento da a doença e estão cada vez mais presentes na rotina da população feminina. O estresse e a ansiedade são alguns deles.

Além de ter que lidar com todas as responsabilidades de casa e com toda a pressão de ser uma boa mãe e uma boa esposa, a mulher está completamente inserida no mercado de trabalho e cada vez mais sujeita às preocupações e obstáculos da vida profissional.

Para conter o aumento dos casos de endometriose, as mulheres devem adotar uma rotina mais leve, inserindo em seu cotidiano hábitos mais saudáveis que elevem sua autoestima, melhorem seu físico e, consequentemente, sua qualidade de vida. O mesmo é válido para as mulheres que já sofrem com a endometriose e desejam conviver melhor com ela.

Endometriose é um Fardo na Vida das Mulheres

A endometriose é um fardo na vida das mulheres, por levar um longo tempo para ser diagnosticada e afetar todas as áreas de suas vidas. Foi o que revelou um estudo, publicado no Journal of Family Planning and Reproductive Health Carefound. A pesquisa revela que a endometriose afeta a vida sexual as relações pessoais, além da vida pessoal, trabalho e o bem-estar emocional das mulheres.

“A endometriose é uma doença crônica recorrente que é experimentada por cerca de 10% das mulheres em todo o mundo. Os sintomas mais comuns incluem cólica menstrual forte e incapacitante, sangramento menstrual intenso, relações sexuais dolorosas e infertilidade”, afirma o  ginecologista Carlos Del Roy, CRM-SP 62.224.

Vale ressaltar que os prejuízos da endometriose não se limitam aos físicos: pesquisas indicam que a doença leva as pacientes a frequentes ausências e afastamentos do trabalho. A dor e os efeitos provenientes da endometriose podem ocasionar também transtornos mentais nas pacientes, incluindo ansiedade e depressão.

Cerca de 20% das mulheres que sofrem de endometriose desconhecem o diagnóstico. Na maioria dos casos, a doença é detectada entre os 20 e 35 anos de idade.

Endometriose é um Fardo na Vida das Mulheres – Estudo

A equipe de pesquisadores analisou uma série de documentos que registrou as experiências das mulheres com a endometriose. O tema mais prevalente era o atraso no diagnóstico. O estudo constatou que as mulheres eram diagnosticadas mais cedo, quando associavam seus sintomas aos problemas de fertilidade, e mais tardiamente quando os associavam aos problemas relacionados à menstruação.

O estudo também destaca que algumas mulheres demoram a receber o diagnóstico apropriado porque julgam que seus sintomas “são normais” da menstruação, assumindo pra si que as cólicas fortes e incapacitantes são “coisas normais” do corpo feminino.

Quando as mulheres revelam seus sintomas a um membro da família, amigo ou profissional de saúde, suas experiências são tipicamente normalizadas, como sendo o que “todas as mulheres devem suportar”.

Paciente com Endometriose Deseja Ser Ouvida

“A pesquisa também descobriu que as mulheres, muitas vezes, se sentem frustradas com as experiências insatisfatórias com os profissionais de saúde e têm preocupações sobre os efeitos colaterais e a eficácia dos tratamentos. As mulheres querem que seus médicos realmente ouçam suas experiências e preocupações. Elas querem explicar o verdadeiro impacto desta condição nas suas vidas ao invés de simplesmente classificar sua dor em uma escala de um a 10”, diz o ginecologista Carlos Del Roy.

O estudo descobriu que é necessário mais aprofundamento para obter uma compreensão abrangente da endometriose pelos diversos grupos de mulheres. A próxima etapa da pesquisa deste grupo de cientistas é a realização de entrevistas com mulheres de diferentes origens étnicas e culturais, além do recrutamento de mulheres com endometriose nos ambientes rurais e urbanos para participar da pesquisa.

Aliviando o Fardo na Vida das Mulheres

A mulher com endometriose pode levar uma vida normal, desde que seja acompanhada e tratada adequadamente por um ginecologista. A dor da endometriose ocorre em períodos específicos do mês – geralmente nos dias antecedentes à menstruação -, e o objetivo do tratamento é aliviar o quadro de dor da paciente.

Além do acompanhamento ginecológico, a prática regular de exercícios físicos e uma alimentação regrada são medidas fundamentais para o controle da endometriose. Gerenciar o estresse e participar de grupos de apoio também são estratégias eficazes na luta contra a doença.

Para minimizar o estresse, a realização de atividades lúdicas que proporcionem divertimento e autoconhecimento à paciente – incluindo meditação, ioga e práticas artísticas, como a pintura – também podem ajudar. Sobretudo, manter a saúde física e mental é o caminho fundamental para reduzir os efeitos da endometriose.

Artigo publicado em: 16/11/2015.

Artigo atualizado em: 14/08/2018.

One thought on “Endometriose é um Fardo na Vida das Mulheres

  1. Maria do Perpetuo Socorro Vieira Gonçalves says:

    Todos os créditos ao Dr Carlos del’ Roy , sua competência e carinho me devolveram a saúde e promoveram minha cura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agendar uma Consulta.
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?