Quando Consultar um Ginecologista

Como sabemos que o ginecologista é o médico que cuida da saúde da mulher, associamos a este profissional apenas os procedimentos de rotina, como o exame Papanicolau, que é feito anualmente para prevenção do câncer de colo do útero. E por este motivo, muitas mulheres não sabem quando consultar um ginecologista para tratamento de outros problemas femininos.

Mas a mulher pode consultar um ginecologista também para tratar de outros aspectos da saúde feminina. O Dr. Carlos Del Roy, por exemplo, é médico ginecologista, especialista no diagnóstico e tratamento de incontinência urinária e endometriose.

Quando Consultar um Ginecologista para Tratamento da Incontinência Urinária

A perda de urina não é considerada uma doença, mas um conjunto de sintomas. Este problema ocorre principalmente nas mulheres, devido a falhas naturais em sua estrutura corporal, que tornam a musculatura pélvica feminina mais frágil.

O diagnóstico da incontinência urinária inclui uma avaliação clínica para determinar a frequência e o volume da perda urinária, e se existe correlação com outras atividades, medicamentos e cirurgias prévias. Também é necessário eliminar causas como: infecção urinária, câncer de bexiga ou cálculo vesical.

A causa da incontinência urinária também pode ser melhor evidenciada através do estudo urodinâmico, um exame que realiza a avaliação funcional completa do trato urinário inferior. Com este exame, ainda é possível analisar as fases de enchimento e esvaziamento da bexiga.

Quando o ginecologista se aprofundou no estudo do sistema urinário, ele é reconhecido como médico uroginecologista. Neste caso, ele mesmo segue com o tratamento. Como abordagens terapêuticas, temos os medicamentos, fisioterapia ou então as cirurgias, de acordo com a gravidade do problema.

Quando Consultar um Ginecologista para Tratamento da Endometriose

A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio, o tecido que reveste o interior do útero, fora da cavidade uterina. Estas células endometriais podem estar presente em órgãos da pelve como: trompas, ovários, intestinos e bexiga. Esta condição é problemática, pois mesmo fora do útero, estas partículas acompanham o ciclo menstrual, causando dores intensas, principalmente durante a menstruação.

Atualmente, a doença afeta cerca de seis milhões de brasileiras. De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose, entre 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva podem desenvolvê-la. É importante destacar que Na realidade, a endometriose pode acometer a mulher a partir da primeira menstruação e se estender até a última. Mas geralmente, o diagnóstico acontece quando a paciente está na faixa dos 30 anos.

A suspeita da endometriose se dá por meio de exame físico, ultrassom endovaginal especializado e a dosagem de biomarcadores e outros exames de laboratório.

O exame de toque é fundamental no diagnóstico da endometriose profunda, já que esta é uma doença difícil de diagnosticar apenas durante a consulta ginecológica de rotina.

Como a endometriose é uma doença crônica, seu acompanhamento médico contínuo é de extrema importância. O objetivo do tratamento é aliviar a dor e amenizar os outros sintomas, além de favorecer a possibilidade de gravidez e diminuir as lesões endometrióticas.

Isto pode ser feito com medicamentos ou cirurgia. Cada uma destas abordagens tem suas especificidades, e cabe ao ginecologista avaliar a gravidade da doença para recomendar o melhor tratamento. Dependendo da situação, ambos os procedimentos são realizados em conjunto.

Conheça o Dr. Carlos Del Roy e sua Experiência em Cuidar da Saúde da Mulher

Cada vez mais, a ginecologia vem se aproximando do seu significado literal: “a ciência da mulher”. Assim é o atendimento do Dr Carlos Del Roy. O médico possui grande experiência em ginecologia, uroginecologia, mastologia e cirurgia ginecológica.

Além do atendimento em seu consultório, na Rua Joaquim Floriano, 871 – Conjunto 92, no bairro Itaim Bibi em São Paulo – SP, o Dr Carlos Del Roy atua também em grandes hospitais da cidade, como Hospital Sírio-Libanês, Albert Einstein, São Luiz, Pro Matre, Santa Joana, Sepaco e Santa Catarina.

Com grande expertise na área de uroginecologia, cirurgia vídeo assistida e mastologia, o Dr Carlos Del Roy e sua equipe estão em constante aperfeiçoamento, para atuar promovendo a saúde feminina de forma integral e com as abordagens mais modernas.

Agora que você já sabe quando consultar um ginecologista para tratar um problema de incontinência urinária ou endometriose, marque a sua consulta e conheça melhor o trabalho do Dr Carlos Del Roy.